Novo padrão ISO visa credibilidade no mercado global de carbono

Um novo padrão internacional que oferece detalhes sobre o nível de competência exigido dos responsáveis pela validação e verificação das emissões de gases do efeito estufa (GEEs) foi publicado. Trata-se de uma nova edição da série ISO de padrões para lidar com questões ligadas às mudanças do clima e apoiar esquemas de comércio de emissões.

Com a crescente conscientização global sobre a necessidade de proteção ambiental e sustentabilidade, as organizações estão ansiosas para demonstrar seus esforços para inventariar, relatar e reduzir emissões. Para garantir a credibilidade do que alegam ter feito, muitas recorrem a empresas independes para validar e verificar as emissões.

A ISO 14066: 2011 especifica os requisitos das equipes que conduzem atividades de validação e verificação. A série de padrões que lida com as questões climáticas foi lançada em 2006, inicialmente com a ISO 14064, que foca em projetos de redução das emissões GEEs para mercados voluntários ou compulsórios. Logo após veio a ISO 14065, que especifica requisitos de creditação para empresas que validam e verificam as reduções de emissão.

“Se uma organização publica alegações que depois se revelam suspeitas, ela corre o risco de ter prejuízos financeiros e de reputação. É por isso que a competência dos que analisam tais alegações é absolutamente crucial”, enfatizou Tod Delaney, um dos responsáveis pela formulação da ISO 14066.

O novo padrão determina as habilidades e conhecimento que o grupo de auditoria precisa ter, com foco no grupo e não na competência individual, abrangendo tópicos como independência e integridade.

“A ISO 14066 é um padrão que acompanha a ISO 14065 na garantia da integridade e consistência no relato das emissões e para projetos de redução ao longo dos setores industriais e fronteiras geográficas”, comentou Chan Kook Weng, também da equipe que desenvolveu o padrão.

A “validação” é a auditoria que vem no inicio de um projeto e determina o enquadramento que ele terá para alcançar a redução de emissões. Já a “verificação”, analisa o desempenho de um projeto ou empresa no seu inventário de GEEs e relato dos resultados em comparação a um protocolo estabelecido.

A ISO 14066: 2011 é disponibilizada através dos membros nacionais da organização, que no caso do Brasil é a ABNT, ou do Secretariado Central da ISO na Loja ISO nos idiomas inglês e francês.

Deixe um comentário